Alta do IGPM em 2020 deixa as parcelas de terrenos e apartamentos nada agradáveis
Alta do IGPM em 2020 deixa as parcelas de terrenos e apartamentos nada agradáveis
Quem comprou terrenos ou apartamento com correção pelo indice IGPM ANUAL antes de 2018, acredito que fez um mal negocio pois tenho como exemplo clientes que compraram terrenos com pequena entrada mais 96 parcelas que em 2021 as parcelas subiram de 1950,00 reais para 3950,00 reais .
O que aconteceu foi provocado por mudanças na política cambial. “Com a desvalorização do real, os preços dos importados subiram. Isso provocou o crescimento do índice, que se baseia nos preços de atacado”, que com a pandemia as pessoas passaram a comprar muito mais e com isso o indice IGPM disparou e chegou em dezembro de 2020 a 25,70 % o acumulado de 12 meses . O que deixou a compra feita em anos anteriores nada agradável , com isso muitas pessoas que acreditaram que as parcelas dos próximos 12 meses aumentaria 50 reais como nos anos anteriores aumento quase que o dobro ou mais , fazendo com que muitos clientes se tornassem inadimplentes parando de pagar seus imoveis .
O IGPM hoje se tornou hoje um “indice indesejavel ” para as compras . “Quem comprou um imóvel com valor a ser corrigido por ele está sendo penalizado com o aumento das parcelas e do saldo devedor.” Segundo um comprador ficou impossível pagar as parcelas que estavam aumentando e já comprometem em 60 % do orçamento.
E a incorporadora não quer nem saber de fazer um ajuste ou mudar o índice fazendo com que muito deixem de pagar tornando se inadimplentes.